sábado, 19 de dezembro de 2009

Respostas ao Questionário

Uma vez que não consegui colocar online no Moodle as respostas, devido a problemas "MEO FIBRA" aqui vão as respostas:

Questão 1) Na prática docente nenhum nível de comunicação condiciona esta, pois os 4 níveis não podem estar separados.

Questão 2) É impossível evitar comunicação.

Quando estamos chateados com alguém é comunicação, as nossas boas ou más acções são comunicação, reacções, olhares, gestos e até a forma como colocamos o nosso corpo são comunicação.

Comunicação qualquer que seja, implica um compromisso e define uma relação, toda a comunicação tem um aspecto de conteúdo e um aspecto de relação. Com a comunicação vai para lá das barreiras da comunicação na medida em que os conteúdos da informação provocam e estabelecem uma relação.

Paul Watzlawick diz "não se pode não comunicar". Tudo possui um valor de mensagem, haja actividade ou não actividade.

A comunicação entre 2 pessoas que falam línguas diferentes e pertencem a culturas diferentes conseguem estabelecer algum entendimento entre si porque há comunicação analógica. Deste modo os seres Humanos comunicam digital e analogicamente.

Na comunicação existem permutas comunicacionais simétricas ou complementares, isto é, baseiam-se na igualdade e na diferença. Um exemplo:

"dois comunicadores numa relação que se comportam de um modo semelhante, designa-se relação simetria; e dois comunicadores que se comportam de um modo Dissemelhante, designa-se relação complementar.

Nos relacionamentos do dia a dia existe uma combinação de interacções complementares e simétricas."

Questão 3)

A comunicação nunca falha, pois no momento em que comunicamos os axiomas estão presentes, seja pelo seu contexto, seja pelas circunstâncias em que ocorre a comunicação.

Segundo Paul Watzlawick existe comunicação quer haja actividade ou inactividade no sujeito.Refere também, que na comunicação dá-se a metacomunicação em que o emissor/receptor estabelece uma relação, consequência do conteúdo, ou seja, quando se dá a comunicação passa-se para o patamar da metacomunicação em que os conteúdos da mensagem provocam e estabelecem relação, interiorizam-se, entranham-se.

Para Paul Watzlawick toda a comunicação tem um conteúdo e uma relação em que os dois modos de comunicação existem lado a lado e se complementam em todas as mensagens. Também acrescenta que dois comunicadores numa relação se comportam de um modo semelhante, que dois comunicadores numa relação se comportam de mod dissemelhante (relação simetria/relação complementar).

Segundo Paul, os 5 axiomas fuuncionam em acordo em com uma certa dependência uns dos outros para se concretizar o processo comunicacional.

Qustão 4)

Na prática docente a comunicação de massas tem implicações no pensamento dos alunos/forandos, pois leva a que estes se tornem idênticos na forma como pensam, agem e visualização o munod à sua volta.

Esta forma idêntica leva nos alunos a pensaments, comportamentos, gostos e atitudes idênticos que dificultam em muito o processo ensino-aprendizagem, levando a que desenvolvam muito pouco o seu próprio pensamento e a sua autonomia no âmbito escolar e também no âmbito sociológico.

Devido às influências da comunicação de massas, os alunos não conseguem "livrar-se" do pensamento usual que todos têm.

Sem comentários:

Enviar um comentário